June 25, 2011

Passo-a-passo: Adicionando comandos do pitlane

Comandos do pitlane são, propriamente, comandos que dizem ao jogo como os carros se comportam no pitlane, inclusive na entrada e saída. Sua posição é bem rígida, então não há segredo em posicioná-los. Além disso, erros em potencial são mostrados na janela "Track Flags List" no menu "Tools" do GP4Builder.

Para adicionar os comandos do pitlane você deve abrir um setor para exibir seus comandos, selecionar "Add" e escolher o comando em questão. Para quem não sabe onde ficam os comandos, veja este tutorial sobre a estrutura do arquivo .dat. Aqui supomos também que seu pitlane está posicionado corretamente e completo até se juntar novamente à pista.



Passo 1 - (AE) Corrects Pit Lines. O comando padrão para começar o pitlane, sempre no primeiro setor. Normalmente não precisa ser adicionado, por já estar lá.



Passo 2 - (9B) Pit Lane Start. Este comando deve ser colocado no primeiro setor do pitlane que não está totalmente dentro da pista. Daqui para frente, os carros passam a seguir a linha central do pitlane.



Passo 3 - (9F) Pit Lane Fences Begin. Este comando deve ser colocado no último setor de pitlane ainda dentro dos limites da pista. Daqui para frente, os carros ignoram os muros da pista e passam a ser limitados pelos muros do pitlane.



Passo 4 - (96) Speed Limiter On. Neste setor, os carros ligam o limitador de velocidade. Este comando não tem um lugar específico, mas deve ser depois do comando Pit Lane Fences Begin e antes do comando Pits Start.



Passo 5 - (89) Pits Start. Este comando marca o início das garagens das equipes. Também não tem um lugar específico, apenas deve ser depois do comando Speed Limiter On.



Passo 6 - (F1) Pits End. Este comando marca o fim das garagens das equipes e deve ser colocado exatamente 33 setores depois do comando Pits Start. Além disso, deve ser antes do comando Speed Limiter Off.



Passo 7 - (97) Speed Limiter Off. Neste setor, os carros desligam o limitador de velocidade. Também não tem um lugar específico, devendo apenas ser depois do comando Pits End e antes do comando Pit Lane Fence End. Em resumo, o oposto de Speed Limiter On.



Passo 8 - (A0) Pit Lane Fence End. O oposto de Pit Lane Fences Begin. Este comando deve ser colocado no primeiro setor dentro dos muros da pista, quando o pit começa a voltar à pista. Deste ponto em diante, os carros ignoram os muros do pitlane e passam novamente a ser limitados pelos muros da pista.



Passo 9 - (9E) Pit Lane End. O oposto de Pit Lane Begin. Este comando deve ser colocado no primeiro setor contido nos limites da pista, quando o pitlane retorna ao traçado normal. Deste ponto em diante, os carros param de seguir a linha central do pitlane.



Passo 10 - (86) Connect Pit Lane Start. Este é um dos dois comandos que não é colocado no pitlane, mas sim nos setores de pista. Deve ser colocado no setor de pista mais próximo ao primeiro setor do pitlane. Além disso, é imprescindível que este setor esteja perfeitamente alinhado, ou carros podem ficar presos em pitstops.



Passo 11 - (87) Connect Pit Lane End. Este é o outro comando colocado nos setores de pista, desta vez no setor mais próximo ao último setor do pitlane. O setor com este comando não precisa estar alinhado com o último setor do pitlane.

Dica 1 - Existem valores adicionais na Magic Data que dizem ao jogo em que posição os carros ignoram a cc-line e se posicionam para entrar no pit; bem como em que posição eles retornam à cc-line após sair do pitlane. Estes são os valores 67 e 68 da Magic Data, identificados como "sectors to pit in 1" e "sectors to pit in 2". Estes valores são sempre relativos aos setores com os comandos Pit Lane Start e Pit Lane End.

2 comments :

Lo2k said...

Nice tutorial once again. I was about to add a note about jip mapping only applied between 2 flags but I can't get my hand on which ones.

jcaranti said...

Lovely tutorial.
Very well explained.