Pages

February 08, 2009

Passo-a-passo: Inserindo uma imagem do Google Earth

Depois de uma bela hibernada, esta seção volta com um assunto bastante perguntado ultimamente: como inserir uma imagem do Google Earth no GP4Builder para construir uma pista. Esse tutorial exige o uso de um programa externo para edição de imagens, à escolha do freguês.

Antes de começarmos, é bom lembrar que um dos motivos da hibernação dos tutoriais foi a falta de assunto, então se alguém tiver alguma idéia pra outro tópico a abordar, avise-nos!



Passo 1 - O mais óbvio, encontre sua pista no mundo. Use o Google Maps e não o Google Earth, simplesmente porque o Google Earth é redondo e o Google Maps é plano, e vamos trabalhar com coisas planas no GP4Builder.



Passo 2 - Quanto mais perto melhor, então aproxime a imagem até ter uma resolução razoável. O que é razoável? Se a largura da pista na tela for metade da largura do seu dedo da mão, dá pra dizer que é razoável. Nada exato, mas serve pra dar uma idéia.



Passo 3 - Escolhida a resolução, use um programa de edição de imagens (Photoshop por exemplo) e a tecla PrintScreen para montar um quebra-cabeça com as fotos da pista. Basta tirar várias fotos e encaixá-las no seu programa de imagens. Como o procedimento exato depende do programa, não vou detalhar este passo.



Passo 4 - Quando terminar o quebra-cabeça com toda a pista, áreas de escape e alguns edifícios próximos que julgar importante, salve a imagem em formato .tga de 32 bits. Como escolher esse formato, novamente o procedimento exato depende do seu programa de imagens, mas não é algo que estará muito escondido.



Passo 5 - O mais importante: qual o tamanho desse mapa? Por sorte, o pessoal do Google nos presenteou com essa escala gráfica. Ainda usando seu programa de imagem, meça quantos pixels correspondem à escala gráfica em metros no canto da tela do Google Maps, nesse caso 50 metros correspondem a 93 pixels.



Passo 6 - De volta a terreno conhecido, abra no GP4Builder um arquivo .gp4 de pista qualquer e seu .dat correspondente, por exemplo, montreal2001.gp4 e s1ct08.dat - dê preferência a pistas que possuem o pitlane no mesmo lado da pista que você está construindo. Na aba Graphics, dê duplo clique em Scenes, depois Add, New Scene.



Passo 7 - Vamos criar o objeto que vai ser o mapa no GP4Builder. Clique novamente em Add, depois New Object. Agora vem a razão da escala gráfica: nesse exemplo, meu arquivo .tga do mapa tem 2816x1792 pixels (isso é um tamanho bom), qual o tamanho do objeto correspondente? Para a largura, a relação é 2816/93*50 = 1513,978. Fazendo a mesma coisa para a altura (1792/93*50), temos 963,441. Então o tamanho do objeto é 1513,978 na largura (X) e 963,441 na altura (Y). Coloque esses valores nos campos correspondentes da linha Size, e finalmente clique em Create.



Passo 8 - Para limpar o visual, ligue a opção Show selected scene only, ou apague as outras Scenes se achar mais conveniente.



Passo 9 - Abra o objeto recém-criado dando dois cliques em seu nome na lista à esquerda da tela. Na janela que se abrir, clique em Add, e digite o nome do arquivo .tga do mapa na janela Add New Texture, em seguida clique em Add to list. Lembrando que o .tga deve estar na mesma pasta que seu .gp4.



Passo 10 - Aí está nosso mapa, pronto para servir de base para um arquivo .dat, com todo o realismo que a foto de satélite proporciona.



Dica - Quando for construir o .dat, ligue as opções Ortographic View e Fix Cam, dentro de Physics options marque Wireframe e desligue Plain, e desligue Rotate/Zoom Mode em Preferences, no menu Tools. Assim você consegue aproveitar melhor a foto, sem as distorções da perspectiva 3D.

Google Maps © 2009 Google, Imagens © 2009 DigitalGlobe, Cnes/Spot Image, GeoEye

3 comments :

Anonymous said...

vou virar um "Rozencrantz-Prblanco"...falta escolher o uniforme e a cor da capa!!!!

Ivens Cruz Cardoso said...

Legal! Vou Cair nessa, mas, mesmo que Kyalami(o exemplo) irá entrar na minha lista dos GPs de FP2000.

Ivens Cruz Cardoso said...

Ignore esse GTA III - Mistérios e Combates, era eu mesmo! eu já era fanático por GTA e agora sou fanático por GP4 e F1C.