Pages

March 13, 2008

Passo-a-passo: posicionando a entrada do pitlane

Este é o primeiro de uma série (espero!) de pequenos tutoriais que irão cobrir alguns itens da edição de pistas. Estes vêm como uma resposta a perguntas frequentemente questionadas a nós! Devido à grande quantidade de texto, as versões em português em inglês virão em mensagens separadas para facilitar a busca posteriormente. Então aí vai, o tópico de hoje é "Posicionando a Entrada do Pitlane".

Passo 1 - Digamos que você está construindo uma pista do zero, real ou fictícia, que não é baseada em um traçado existente. É praticamente certo que a entrada do pitlane não estará onde você quer, se estivesse seria algo como achar a galinha dos ovos de ouro. Então vamos colocá-lo no lugar.


Passo 2 - Primeiro, é mais fácil trabalhar com um pitlane curto. Os setores existentes não serão de muita serventia mesmo. Na aba Physics, dê um clique duplo em Pit Lane Sectors, selecione Pitlane 1, então Del, All Following Sectors. Isto lhe deixará somente com os dois primeiros setores do pitlane.


Passo 3 - Agora, clique em Up, Pit Lane Sectors e selecione a ferramenta Move, como na figura. Com isso, você pode mover o pitlane pela tela usando o botão esquerdo do mouse. Com o botão direito é possível mover o pitlane verticalmente.


Passo 4 - Mova os setores do pitlane para sua posição apropriada. Esta deve ser pelo menos 5 setores de onde o pitlane realmente começa a deixar a pista e, se possível em uma reta, mas não se preocupe muito com isso nesse momento.


Passo 5 - Provavelmente o pitlane não estará orientado na mesma direção da pista. Então use a ferramenta Rotate junto com o mouse para girar o pitlane.


Passo 6 - Esta parte exige um pouco de atenção, pois como o pitlane gira ao redor do centro de coordenadas, muito provavelmente ele irá fugir do lugar que você tinha colocado antes. Apenas continue girando até achar que está na orientação correta, então use a ferramenta Move e coloque-o de volta no lugar desejado.


Passo 7 - Alterne entre mover e girar até conseguir alinhar os primeiros setores com a pista, de acordo com as linhas azuis na figura. Se conseguir encaixar o pitlane e a pista nestes dois pontos, acabou. Nesta figura, o setor de pitlane "zero" está à esquerda e o setor "um" à direita.


Passo 8 - Agora que está no lugar certo, apenas crie o resto do pitlane como faria com a pista. Tome cuidado na hora de alinhar a saída, neste caso mover os setores não é recomendado, ao invés disso construa-os de maneira que encontrem a pista de forma suave, sem a necessidade de movê-los manualmente.

É isso por enquanto!

No comments :