Pages

December 28, 2008

Testing sessions: We´re NOT closed


O meu desejo era ter quatro pistas para testes da Fórmula 1, além do já usual Circuito de Catalunya que foi lançado recentemente por um pessoal aí.

São elas:

1. Jerez. A versão beta vai comemorar 3 anos, já aprendeu a falar, a espernear e a chutar a canela do pai pedindo: "Me termine, me termine!"O pai pediu ajuda ao padrinho, que sou eu, e a versão beta beta já vai completar uns 2 anos em meu HD, eita nóis... Dessa versão constam as duas chicanes, Criville e Senna, todo o relevo em torno da pista, novas pontes e um rascunho de prédio dos boxes. Também os dois layouts possíveis de saída dos boxes, e todas as elevações suavizadas. Maior dificuldade pra conclusão: nenhuma, só boa vontade dos já citados pai e padrinho.

2. Mugello. Grande pista. Tenho 25% do relevo pronto. 100% das inclinações prontas. A entrada do pitlane já alterada conforme mudança recente. Maior dificuldade pra conclusão: conclusão do relevo, bastante complexo, e construção dos novos prédios. A grande novidade é a possibilidade real de uma nova e grande colaboração entre F1 Virtual e o grupo do TonyB e Mark (MarioB) para conclusão em conjunto desse fantástico traçado.

3. Paul Ricard HTTT. o Xavier Xav85 fez o trabalho mais exuberante para pistas do GP4 que conheço. Todos os layouts possíveis. Pena que estão todos planos ainda, e para o ajuste entre os váriso traçados, é preciso mais engenharia do que tudo que já fizemos até agora. Mas é um grande projeto, talvez o maior de F1 Virtual.

4. Circuito do Algarve. Ficamos, assim como os pilotos, encantados com o belo e novo traçado, misto de montanha-russa, mas dentro daquele modelo de circuito de corrida que julgamos ser o mais adequado, ou seja, asfalto, grama e areia. Enviei e-mails à administração e ao escritório do Ricardo Pinna, arquiteto responsável pelo projeto, solicitando informações técnicas precisas do autódromo. A esperança é a única que morre, então esperamos em breve ter boas notícias desse trabalho.


My wish was these four tracks for Formula 1 testing sessions, besides usual Circuit de Catalunya recently released by some Yahoo there.

So they are:

1. Jerez. The version beta goes to commemorate 3 years, already learned to speak, to be naughty and to kick the its father´s ass being asked for: “finish Me, finish Me! “
The father asked for help to the godfather, who I am, and beta beta version runs to complete 2 years rested in my HD. This version includes two layouts, Criville and Senna, all landscape around the track, new bridges and a rough draft of Pitbuilding. Also two layouts available for pitlane exit, and all heights smoothed. Bigger challenge till conclusion: none, only good will from already named father and godfather.

2. Mugello. Great track. I have 25% of the ready landscape. 100% of the ready inclinations. The entrance of pitlane already modified as recent change. Bigger difficulty for conclusion: landscape, very complex, and construction of the new buildings.

Big story from the fact of a new and great contribution between Virtual F1 and TonyB and Mark (MarioB) for conclusion of this fantastic track.

3. Paul Ricard HTTT. Xavier Xav85 made the work most exuberant for tracks of the GP4 that I know. All layouts possible. Puty that all plans are flat, and for precise layouts match, it´s necessary more engineering than everything we have so far. But it is a great project, perhaps the greater for F1 Virtual.

4. Circuit of the Algarve. We are, as well as the pilots, pleased with the beautiful new venue, similar to a roller coaster, but close to that circuit shape we judge to be fair and classic, in other words, asphalt, gravel and grass. I sent e-mails to the administration and to Ricardo Pinna office, architect for the project, requiring technical data. As hope never dies, we hope soon for brand good news.

December 23, 2008

Quem fica parado é poste


Hoje tive um tempinho de folga, às vésperas do natal e, em vez de sair de casa pra comprar presentes pra quem não gosto, trabalhei nas estruturas de Istanbul.


Today I´ve got a dayoff, just some hours before christmas eve. Istanbul structures raising then.

December 21, 2008

Barcelona update

Devido a um lapso de memória inexplicável, deixamos de fora do lançamento de Barcelona o fruto de uma das mais úteis ferramentas do GP4Builder: a linha do traçado ideal acessada pela tecla F5, que muita gente usa e era uma falha nas pistas novas do GP4.

Então compensando esse esquecimento, está disponível para download a versão 1.1 da pista, na seção de Downloads (sites parceiros por favor atualizem a pista!), que pra aproveitar a carona leva alguns consertos menores em relação à visibilidade de objetos e outras coisinhas mais. A versão antiga foi retirada do servidor, enquanto a atualização de alta resolução continua a mesma, aos que estavam usando basta reaplicar as texturas no arquivo .wad da versão 1.1 sem problemas.


Due to an incredible memory failure, we left one of the most handy GP4Builder features out of Barcelona's release: the F5-key bestline, which many people still use and was long wished in new GP4 tracks.

So to make up for this flaw, Barcelona version 1.1 is online in our Downloads section (partner sites please update the track!), and we threw in some small fixes too, regarding object visibility and some other things. The old version was removed from our server, while the hi-res update remains the same: if you were using it and wish to keep it, just put the textures inside v1.1's wad.

December 07, 2008

O dia do quase...



Fiquei realmente empolgado mexendo com Barcelona neste domingo. A lista de coisas a corrigir foi diminuindo gradativamente durante o dia, a ponto de achar que conseguiria terminar tudo hoje. Ah, se amanhã não fosse segunda-feira! :)

O que mais me deixa orgulhoso é que este é o primeiro grande projeto da parceria F1Virtual a chegar próximo do lançamento, pouco depois do blog completar um ano (e nem fizemos postagem de aniversário...).

Quando estará pronta? Agora é questão de quanto tempo eu consigo mexer nela durante a semana, fazer os testes finais e correr pro abraço. Acho que não muito depois da lua cheia. E já ia me esquecendo: pra quem quiser também haverá texturas em alta resolução (que não usei nestas fotos), cortesia do Martin Ruboy.


I got really excited while working with Barcelona this Sunday. The "things-to-fix" list grew smaller as the day went through, and I even thought I could finish everything today! Sadly tomorrow is Monday! :)

What makes me proud is that Barcelona is F1Virtual's officialy first big project to reach its near-completion, not long after the blog's first anniversary (and we didn't post about it to commemorate...).

When it will be ready? Now it's just a matter of how much time I get to work on it during the week, then do the final tests and party. I think not long after the full moon. And before I forget, there will be an optional high-res texture pack (which I wasn't using at these photos) thanks to Ruboy.

December 04, 2008

Nova Donington 2010



A nova pista de Donington Park tem sido anunciada como a morte de um belo e histórico circuito, mas o novo layout apresentado pelo escritório do arquiteto Hermann Tilke pode anunciar o contrário.

Digo isso, pois as mudanças não me parecem tão acentuadas, e o principal do circuito, que é a assombrosa seqüência de curvas desde a Redgate até a Mcleans (ver mapa do circuito original) foi preservado. O próprio arquiteto relutou em mudanças no trecho por temer pelos torcedores mais fanáticos.

As principais mudanças incluem:

•A mudança da linha de chegada de sua posição original para outra na reta após a Curva Mcleans;
•Substituição da rápida chicane Goddards por uma nova curva a quase 90º à esquerda;
•Acréscimo na extensão do circuito para os padrões da atual F1, incluindo um curvão à esquerda na parte interna do circuito, concluindo num hairpin em direção à antiga linha de partida/chegada;
•A Curva Mcleans estreitada para forçar freadas e, portanto, ultrapassagens. (O Tilke jura que isso vai acontecer, mas não acerta sempre);
•Novos equipamentos, arquibancadas, centro-médicos, banheiros, prédios e etc...

A pista no GP4 tem 4.680m. Espero que seja coerente.


Donington Park new layout has been announced as the death of a beautiful historical venue, but prospects presented from Hermann Tilke´s office may reveal the opposite.

I´m not sure If circut has been killed or something alike. Main of the circuit, its astonishing curves sequence since Redgate to Mcleans (see original circuit map) was maintained. The architect himself remarked “If I touch anything from Redgate to MacLeans I’ll be lynched.”

The key changes include:

•Moving the start/finish line from its current location to a new position on the straight after MacLeans corner.
•Replacing the left/right chicane (on the former Grand Prix circuit) with a slight left kink.
•Extending the circuit by adding an inner loop including a long left-hander that leads into a new left-handed hairpin, followed by a right-hander that brings the cars onto the former start/finish straight.
•From the diagram it appears that MacLeans corner is to be tightened.
•New club house, suites, medical and media centre, toilets, pit and paddock buildings and grandstands

Track on GP4 will be 4.680m long. Hope it´s accurate.

Hopefully many of Davide´s job (such as elevations, which are really accurate), and Paulo´s current layout may be used for final version.

Interlagos 2008 a 98%



Tem sido fantástico desenvolver Interlagos. Pelo fato de ser nossa pista natal, mas também por este circuito, na minha modesta opinião, um dos melhores que restaram na Fórmula 1.

Espero que consigamos ser tão acurados quanto era o nosso companheiro e colorado Lampert, que deve estar torcendo por isso em lá onde ele está. Esse trabalho é dedicado a ele.


It has been fantastic to develop Interlagos. For the fact of being our native track, but also for this circuit, in my humble opinion, be one of the best remained in Formula 1.

I hope this job should be as accurate as those of our friend and Lampert were. He must be enjoying its progress there where he is. This work is for him dedicated.

December 01, 2008

Lista de compras

Quatro horas e trinta e dois itens. Foi o tempo gasto e o resultado de uma seqüência (aproveitando enquanto a trema ainda existe) de testes na pista de Barcelona versão 2008. Nossos colegas fizeram um trabalho fantástico nela, e nada resta além da caça implacável às imperfeições e bugs.

Essa pequena lista de 32 itens (sim, é pequena, mas pode aumentar, espero que não!) vai guiar meu trabalho na pista nas próximas semanas. Farei o possível para corrigir todos - mas como há mais projetos no forno, vou me concentrar nos mais relevantes até um dia D quando vou avaliar se os restantes merecem que a pista fique nas minhas mãos por mais tempo. Antes que alguém pergunte, o dia D não é o Natal. E lógico que eu não vou dizer quando é :)

A lista segue no final do post, pra quem quiser acompanhar (em inglês, foi mal ae!).


Four hours and thirty-two (written right?) items. That was the time spent and the result of some testing at Barcelona 2008 version. Our mates have done a fantastic job here, and there's nothing else to do except a cruel bug-hunt looking for anything out of the way.

This small 32-item list (it IS small, but may get bigger, I hope not!) will act as a guide for my work in the following weeks. I'll do my best to correct everything, but as we have other projects in the pipeline, I'll rather concentrate on the most relevant until a certain D-day, when I'm going to consider if the remaining items are worth fixing. Before anyone asks, D-day is not Christmas. And of course I won't tell you which day it is :)

The full list below.